O Laboratório de Estudos do Discurso (LABOR/UFSCar) congrega alunos, professores e pesquisadores da UFSCar e de outras instituições do Brasil e do exterior, com o objetivo de discutir teórica e analiticamente questões relacionadas ao campo da Análise do Discurso como o contexto epistemológico de constituição da teoria, a organização do corpus de análise e seus procedimentos de descrição e interpretação, considerando a condição histórica dos enunciados do discurso e sua formulação semiótica sincrética. As investigações, sob a lente dos estudos discursivos foucaultianos, consideram os seguintes fundamentos: a inseparabilidade entre a construção histórica dos discursos e o processo de produção dos sentidos; e o papel da multimodalidade e dos afetos na produção dos discursos na contemporaneidade. Temas como (I) voz, corpo e fala do homem político, (II) consensos e resistências no discurso político e midiático, (III) produção e recepção de discursos em plataformas sociais, (IV) práticas culturais, leitura e política e (V) análise das opacidades democráticas são objetos de pesquisa deste grupo.

O Grupo de pesquisa em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX/UFSCar) constituiu-se a partir de uma série de pesquisas em torno dos usos e dos efeitos da voz no discurso político e da abertura de um conjunto de trabalhos consagrados aos discursos sobre a voz humana em diversos campos de saber e em distintas condições de produção. A essas duas frentes, os usos e efeitos da voz no discurso político e os discursos sobre a voz humana, desde 2015, somou-se uma terceira dedicada ao estudo de práticas e representações da fala pública. No desenvolvimento de projetos de pesquisa que tratam desses temas e objetos, conjugam-se estas duas áreas do conhecimento: a Análise do discurso e a História das ideias linguísticas. Dessa aproximação, decorreu a concepção, a formulação e a execução de vários projetos, entre os quais, destacamos os seguintes: “Discursos sobre a voz na mídia brasileira contemporânea”, financiado pela FAPESP (2014/09947-3); “A língua, o corpo e a voz do povo: uma análise dos discursos sobre a fala pública de Lula”, financiado pelo CNPq (104634/2016-2) e pela FAPESP (2016/04024-0); e “A voz do povo: uma análise de discursos sobre a fala pública popular” (308559/2017-7).

O Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE) tem por compromisso formar pesquisadores na área de estudos dos discursos e especialistas no tema da leitura. O objetivo geral de nossas pesquisas é o de recensear e o de analisar discursos sobre essa prática em circulação no cenário nacional, sobretudo na atualidade. Para isso, buscamos constituir cada corpus de pesquisa com textos nos quais se possa depreender referências a práticas de leitura e a perfis dos leitores. Busca-se, assim, depreender formas de representação dessa prática a partir: a) do modo como os textos são formulados (com a análise de suas técnicas de escrita e dos procedimentos editoriais adotados em sua produção e na segmentação de grupos de leitores – religiosos, jovens, mulheres para quem são oferecidos jornais ou revistas, mais ou menos ilustrados, com finalidades pedagógicas ou não, ou sob a forma das fanfictions, etc.); b) do que se enuncia nos textos a respeito da leitura, seja se referindo indiretamente a essa prática (em alusões rápidas em textos de temas muito distintos ou sob a forma de imagens em poses com livros), ou tendo esse tema como foco principal (em documentos oficiais regulatórios de seu ensino e fomento, em projetos e campanhas para seu incentivo, estatais ou privadas, em artigos científicos, em reportagens ou notícias da mídia, em memes da internet, em obras de ficção etc.); c) em declarações de leitores (obtidas de forma espontânea, coletados em sua profusão em redes sociais, ou de forma motivada, por meio de instrumentos de pesquisa metodologicamente orientados, com questionários e entrevistas). Dentre os projetos de pesquisa gerais desenvolvidos pelo grupo, destacamos os seguintes: “Práticas de escrita e representações de leitura: a construção discursiva do leitor brasileiro na mídia”, de 01/12/2010 a 01/12/2012, financiado pela FAPESP (2010/16139-0); “Divisões sociais dos leitores no Brasil: uma análise dos discursos da mídia sobre as práticas de leitura de políticos brasileiros”, 01/11/2016 a 31/07/2017, financiado pelo CNPq (104991/2016-0); “Divisions sociales de la lecture au Brèsil: une analyse discoursive des representations médiatiques des politiciens en tant que lecteurs”, 01/08/2017 a 30/01/2018, financiado pela FAPESP (2016/06724-9).

Menu