Coordenadores

Vanice Sargentini

Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), instituição na qual atuou de 1996 a 2019, onde atualmente é professora Sênior (2020). Professora visitante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB – 2020 -). Bacharelada e Licenciada em Letras (1985) na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Mestra (1991) e Doutora (1998) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Pós-doutora pela Université Paris III – Sorbonne Nouvelle (2008). Na UFSCar, foi Coordenadora do curso de Letras (1998-2001), Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística (2005-2007 e 2018-2019), Coordenadora do curso de Bacharelado em Linguística (2011 a 2013). Tem experiência na área de Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: reflexões epistemológicas e analíticas sobre análise do discurso, mídia e discurso político. Coordenadora do Laboratório de Estudos do Discurso (UFSCar).

Carlos Piovezani

Professor associado do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Pesquisador do CNPq. Foi coordenador do PPGL/UFSCar e coordena o Laboratório de Estudos do Discurso (LABOR/UFSCar) e Grupo de estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX/UFSCar). É autor de A voz do povo: uma longa história de discriminações (Vozes, 2020), de A linguagem fascista (Hedra, 2020; em co-autoria com Emilio Gentile) e de Verbo, Corpo e Voz (Editora UNESP, 2009) e organizador, entre outras, das seguintes obras: Saussure, o texto e o discurso (Parábola, 2016), História da fala pública (Vozes, 2015), Presenças de Foucault na Análise do discurso (EdUFSCar, 2014) e Legados de Michel Pêcheux (Contexto, 2011). Foi Professor convidado da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris), entre 2016 e 2017, e Professor visitante da Universidad de Buenos Aires (UBA), em 2014 e em 2016.

Luzmara Curcino

É professora no Departamento de Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. É graduada em Letras (2001) pela UFU, Mestre (2003) e Doutora (2006) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) de Araraquara. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2016) e na UVSQY-Versalhes-França (2017-2018). Coordena o LIRE – Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE-CNPq). Dedica-se, em suas pesquisas, à análise de discursos sobre a leitura na atualidade. Atualmente, tem pesquisado a expressão das emoções do “orgulho”, da “vergonha” e da “nostalgia” relativas a essa prática. Entre outras produções, organizou os livros, Discurso, Semiologia e História (Editora Claraluz, 2011); Presenças de Foucault na Análise do discurso (EdUFSCar, 2014); (In)Subordinações Contemporâneas: consensos e resistências nos discursos (EdUFSCar, 2016). Traduziu, entre outras obras, Inscrever e apagar: Cultura escrita e Literatura (séculos XI-XVIII) (Editora UNESP, 2006) e O que é um autor? Revisão de uma Genealogia (EdUFSCar, 2012), ambas obras de Roger Chartier.

Menu