Integrantes

Amanda Braga

Professora Adjunta do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFPB. É Doutora em Letras pela UFPB com período co-tutelar na UFSCar (bolsa CAPES), Mestre em Linguística pela UFSCar (bolsa FAPESP – Processo n. 06/53195-0) e Graduada em Letras pela UFPB. É coordenadora do Observatório do Discurso (UFPB) e do Grupo Interinstitucional de Estudos de Discursos e Resistências – GEDIR (UFPB/UFU/UFS/USP/UNICEP), além de integrante do LABOR – Laboratório de Estudos do Discurso (UFSCar). Desenvolve pesquisas em Análise do Discurso francesa, mais particularmente aquela orientada pelos trabalhos de Michel Foucault e de Jean-Jacques Courtine.

Adriana Cicera Amaral Fancio

É graduada em Letras – Português e Inglês (2000) pela Fundação Educacional de Fernandópolis, São Paulo. Graduada em Pedagogia (2007) pelo Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson, UNAR, Araras. É Especialista em Educação Infantil (2004) e Especialista em Educação Especial – DI (2018). É Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo (2019) e Doutoranda (2020) em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) da mesma Universidade, sob a orientação da Profa Dra Luzmara Curcino. Suas pesquisas abordam o ensino de Língua Portuguesa e os discursos de fomento à leitura no Brasil. Atua como professora de Língua Portuguesa e redação. É membro do grupo LIRE – Laboratório de Estudos da Leitura.

Aline Maria Pacífico Manfrim

Professora e pesquisadora, formada em Letras pelo Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/2002). É mestre (2006) e doutora (2013) em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Franca, de 2013 a 2015. Ministrou aulas no Ensino Fundamental II público (rede estadual de ensino de São Paulo) por quatro anos e, na rede privada, por dois anos no Ensino Fundamental e no Médio. Atuou como professora no Ensino Superior no curso de Letras da UFSCar de 2012 a 2013 e em 2015, e como professora substituta no Instituto Federal de São Paulo-campus Araraquara, de 2015 a 2016. Atuou como professora do Programa de Mestrado em Linguística da Universidade de Franca (UNIFRAN) na área de Concentração “Teorias do texto e do discurso”, no domínio teórico “Estudos Bakhtinianos”. Realizou, no ano de 2019, um estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com o apoio da CAPES, supervisionada pela professora Dra. Luzmara Curcino. É membro do grupo LIRE – Laboratório de Estudos da Leitura.

Allice Toledo Lima da Silveira

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018), com período de doutoramento sanduíche realizado na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (2015-2016). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás (2014). Licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal de Goiás (2011). Desenvolve seus estudos no campo dos Estudos Linguísticos, com ênfase em Análise do Discurso e História das Ideias Linguísticas, sobre temas que envolvem a história do português brasileiro e sua relação com questões étnicas e linguísticas. Atualmente, é professora substituta da Universidade Federal de Goiás na área de Leitura e Produção de Texto. É também professora do curso de Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás na área de Língua Portuguesa, Literatura e Organização do Trabalho Acadêmico. É membro do LABOR – Laboratório de Estudos do Discurso.

Amarildo Rodrigues da Silva Júnior

Graduando em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, pesquisa os discursos sobre desempenhos oratórios materializados em manuais de fala pública brasileiros, especificamente um conjunto do século XX, em seu projeto de Iniciação Científica financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP/2020/02713-8), junto ao VOX – Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso e História das Ideias Linguísticas. Ademais, é monitor-professor voluntário de inglês para indígenas no Instituto de Línguas (IL), membro da Comissão de Comunicação do Centro Acadêmico da Linguística (CALing), membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE Livre), Conselheiro do Conselho de Curso (CoC) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) e Conselheiro do Conselho de Graduação (CoG), todos pela mesma instituição.

Andrei Cezar da Silva

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL), da UFSCar; graduado em Letras (Português e Inglês), pela UFSCar, tendo desenvolvido um ano acadêmico (set./2018 a ago./2019) de graduação sanduíche na Universidade de Aveiro (Portugal), pelo Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), da CAPES. Realizou duas pesquisas de Iniciação Científica, ambas sob a orientação da Profa. Dra. Luzmara Curcino, intituladas Discursos sobre a leitura na mídia brasileira: levantamento e análise de representações de Lula como leitor (2016/2017), e Dilma Leitora: uma análise de discursos sobre a leitura no âmbito da política (2017/2018). Atualmente, desenvolve a pesquisa: Orgulho de ser leitor: uma análise discursiva do que enunciam jovens leitores sobre si e sobre a leitura em postagens na rede social Skoob (com bolsa FAPESP 2020/03183-2) cujo objetivo principal é levantar, descrever e analisar enunciados em que emerge a expressão de “orgulho” da leitura, de orgulho de ser leitor, de ler em conformidade com as formas mais valorizadas de exercício dessa prática junto a um grupo específico (social, cultural, etário). É membro do grupo de pesquisa LIRE – Laboratório de Estudos da Leitura.

Caroline Postali

Graduanda no curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante o ano de 2019. Atualmente, desenvolve uma pesquisa sobre leitura para seu TCC, intitulada “Discursos sobre a leitura: a ‘vergonha’ de se ler o que não se deve”, sob a orientação da Profa Dra Luzmara Curcino. Além disso, atua como revisora voluntária de textos das redes sociais do InformaSUS – UFSCar. É membro do LIRE – Laboratório de Estudos da Leitura.

Daniel Perico Graciano

Graduado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizou estágio de docência no curso de Linguística, sob a supervisão da professora Mariana Luz Pessoa de Barros. Foi bolsista de Mestrado da CAPES com a pesquisa Os Dentes Elétricos dos Canibais: uma cartografia dos fluxos semióticos na canção de resistência da década de 1960. É membro dos grupos LABOR – Laboratório de Estudos do Discurso e VOX – Grupo de Pesquisa em Análise do discurso e História das ideias linguísticas. Desenvolve sua tese de doutorado intitulada: A língua como mercadoria: uma análise de discursos sobre as relações entre a linguagem e o mercado no capitalismo contemporâneo.

Danilo Vizibeli

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2019). Mestre em Linguística pela Universidade de Franca (UNIFRAN) (2013). Possui Bacharelado em Comunicação Social habilitação Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social de Passos (FACOMP), unidade da Fundação de Ensino Superior de Passos – Universidade do Estado de Minas Gerais (FESP/UEMG) – 2008 e Licenciatura em Letras-Português/Inglês pela Universidade de Franca (UNIFRAN) (2017). Estuda e pesquisa temas relacionados à área da Linguística, principalmente da Análise do Discurso, desenvolvendo trabalhos relacionados a Discurso e Leitura, Discurso e Tecnologias, Discurso e Educação. Atualmente, é servidor público técnico-administrativo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – campus Passos, no cargo de Auxiliar de Biblioteca. É membro do LIRE – Laboratório de Estudos da Leitura.

Débora Cristina Ferreira Garcia

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) (2001), mestre (2005) e doutora (2010) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Realizou pesquisa de pós-doutorado, financiada pela FAPESP, sobre os leitores de folhetins do Correio Paulistano sob a perspectiva da semiótica greimasiana junto ao Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, sob a supervisão da Profa. Dra. Luzmara Curcino. Atua nas áreas de Linguística, Leitura, Semiótica e História da Leitura. É membro do LIRE – Laboratório de Estudos da Leitura. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado intitulada De folhetins para livros e vice-versa: um estudo de representações da prática de leitura indiciadas em variações das formas de composição e de circulação dos textos, junto ao DL da UFSCar.

Denise Aparecida de Paulo Ribeiro Leppos

Graduada em Licenciatura Plena em Letras (Português/Espanhol) pelo Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV/2007) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/2020). Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá (CBM/2012), em Docência no Ensino Superior (2018) e em Supervisão e Orientação Educacional ambas pela Faculdade de Educação São Luís (FESL/2020). Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutora em Linguística pela mesma instituição, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), ambos sob orientação do Prof. Dr. Carlos Piovezani. Entre 2014 e 2015, realizou estágio de doutoramento na França com bolsa PDSE/CAPES, na Université Sorbonne Nouvelle Paris III, sob a coorientação da Profa. Dra. Claudia Poncioni. Suas pesquisas versam sobre os discursos censurados no teatro de Plínio Marcos, mais especificamente, os discursos daqueles que foram esquecidos e abandonados à margem, que vivem na miséria e ocupam a ordem dos que não têm voz. Além disso, desenvolve pesquisas acerca da educação pelo viés discursivo. É membro do LABOR – Laboratório de Estudos do Discurso (UFSCar/CNPq), desde 2010 e do CREPAL – Centre de recherches sur les pays lusophones (Sorbonne Nouvelle Paris III).

Duílio Fabbri Júnior

Graduado em Comunicação Social – Jornalismo (1989) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). É mestre em Comunicação e Mercado (2006) pela Faculdade Cásper Líbero e doutor em Linguística (2019) pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Estadual de São Carlos (UFSCar). Realizou estágio de doutoramento na Université Jean Jaurès, em Toulouse, na França, sob a supervisão de Marlène Coulomb-Gully. Suas pesquisas versam sobre os discursos midiáticos e as séries comemorativas no jornalismo. É professor e coordenador de curso no Centro Universitário Salesiano (UNISAL), professor no Centro Universitário Anchieta (UNIANCHIETA) e professor-convidado na Escola de Extensão da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É membro do Laboratório de Estudos do Discurso (Labor) desde 2016.

Edson Santos de Lima

Doutorando em Linguística no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN com bolsa CAPES. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Membro dos grupos LABOR – Laboratório de Estudos do Discurso e VOX – Grupo de Pesquisa em Análise do discurso e História das ideias linguísticas. Atualmente realiza estudos na área da Análise do Discurso de linha francesa desenvolvendo trabalhos sobre o discurso da educação inclusiva, práticas e representações dos sujeitos com deficiência nas redes sociais.

Evandro José Paschoalino

Graduado em linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Durante a graduação, realizou em sua Iniciação Científica o trabalho denominado O discurso purista/nacionalista sobre a língua portuguesa: uma análise do Projeto de Lei 1676/1999. Fez uma segunda IC, que consistiu no levantamento de dados e análise de representações discursivas da linguagem operária materializadas no jornal Correio Paulistano no ano de 1917. Seu trabalho de conclusão de curso (TCC) é intitulado A fala do povo na imprensa paulista: uma análise de discursos sobre desempenhos oratórios das classes populares em A Plebe e no Correio Paulistano. Atualmente, é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSCar, onde realiza mestrado sob a orientação do professor Dr. Carlos Felix Piovezani Filho, com a pesquisa A voz do povo na imprensa paulista: uma análise de discursos sobre desempenhos oratórios das classes populares em A Plebe, o Correio Paulistano e o Correio de São Carlos, trabalho financiado pela FAPESP. É membro do LABOR – Laboratório de Estudos do Discurso e do VOX – Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso e História das Ideias Linguísticas.

Felipe Masquio de Souza

Graduado em Letras (Português/Francês) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), em São José do Rio Preto. Fez parte ainda da habilitação: Literaturas de Expressão Francesa e Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira. Tem experiência prática em ambiente escolar. É formado em Pedagogia pela UNIRO – S. J. Rio Preto, grupo educacional FAEL. Atualmente, é Professor de Educação Básica I. Mestrando em Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É membro do LABOR – Laboratório de Estudos do Discurso e desenvolve a pesquisa intitulada: Os discursos sobre a destituição de Dilma Rousseff em Carta Maior, Folha de S. Paulo e Le Monde: impeachment ou golpe?

Geovana Chiari

Doutoranda e Mestre (2016) em Linguística pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, desenvolve seu projeto no âmbito da Análise do Discurso de orientação francesa, tendo como foco a análise da agressividade no discurso político (Bolsa CAPES). Possui graduação em Letras: Português e Inglês pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2014). Cursou disciplinas do Mestrado (2014) na Universidade de Picardie Jules Verne como bolsista de graduação-sanduíche pelo Programa Philéas Accueil: Conseil régional de Picardie. É membro do LABOR – Laboratório de Estudos do Discurso. A sua tese em andamento intitula-se Da abertura política às eleições de 2014: um estudo sobre as metamorfoses da agressividade no discurso político brasileiro.

Gustavo Cobra Teixeira Moreira da Rosa

Graduando em Letras-espanhol pela Universidade Federal de São Carlos (início em 2019). Atua no PIBID-Letras/UFSCar (2019-2021). É membro do LIRE – Laboratório de Estudos da Leitura. Desenvolve atualmente com bolsa de Iniciação Científica (2020-2021/CNPq – Id7078 UFSCar) a pesquisa intitulada No meu tempo se lia mais: nostalgia e os discursos sobre a leitura, orientada pelas Professoras Luzmara Curcino e Simone Garavello Varella, desenvolvida no âmbito do projeto geral intitulado Das emoções nos discursos sobre a leitura: uma análise dos modos de expressão da ‘nostalgia’, do ‘orgulho’ e da ‘vergonha’ na voz de leitores, coordenado pela professora Luzmara Curcino. O projeto tem por objetivo levantar e constituir um corpus de enunciados sobre a leitura, em específico de enunciados em que a emoção da “nostalgia” é enunciada junto a uma fonte específica: entrevistas com personalidades de grande visibilidade nacional, em revistas e jornais da mídia impressa brasileira.

Hulda Gomides Oliveira

Graduada em jornalismo (2008) pela Faculdade Alves Farias (Alfa) e bacharel em Letras – Estudos Linguísticos (2010) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É mestre (2012 – bolsista Capes) também pela UFG e doutora (2019) em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – bolsista Capes). Realizou estágio de doutoramento (CAPES PDSE) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-France) em Paris (2017) sob a supervisão de Johannes Angermuller. Atualmente, é professora substituta na Universidade Estadual de Goiás (UEG – 2020), bem como auxiliar em escolas particulares de Goiânia na área de Redação. Desenvolve pesquisas na área da análise do discurso, especialmente a linha foucaultiana, bem como estudos na área de interpretação e produção de textos. Atuou como professora temporária na Universidade Federal de Goiás (2013-2015) e professora contratada na Universidade Paulista (2012-2013). É membro do LABOR – Laboratório de Estudos do Discurso (UFSCar/CNPq), desde 2015. Atuou na organização de 2 edições do CIAD – Colóquio Internacional de Análise do Discurso.

Israel de Sá

Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Licenciado e Bacharel em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ambos com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Entre agosto de 2012 e julho de 2013, realizou estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3. Co-líder do Grupo Interinstitucional de Estudos de Discursos e Resistências – GEDIR e membro do LABOR – Laboratório de Estudos do Discurso. Diretor da revista Heterotópica. Desenvolve pesquisas na área de Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso político e midiático, discursos de resistência, semiologia histórica, relação entre linguagem e história na produção de sentidos; as pesquisas se dão, atualmente, em torno da produção de memórias (discursivas) contemporâneas da ditadura civil-militar brasileira.

Jeniffer Aparecida Pereira da Silva

Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Federal de Lavras, com bolsa FAPEMIG. Mestranda em Linguística na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2019, com bolsa CAPES. É participante do grupo LIRE – Laboratório de Estudos da Leitura (UFSCar/CNPq). Sua dissertação em andamento intitula-se Representações discursivas da leitura em memes: o humor e as expressões da “vergonha” e do “orgulho” em relação a essa prática.

Jéssica de Oliveira

Graduada em Letras (Licenciatura Plena em Português e Espanhol) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2014), mestre (2017) na área de Linguística pela mesma instituição. É pesquisadora do Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE), desde 2012. Tanto na graduação quanto no mestrado realizou pesquisas sobre representações dos leitores em adaptações literárias. Atualmente, desenvolve a pesquisa de doutorado Dom Quixote no Brasil: um século de adaptações da obra de Cervantes para crianças e jovens, sob a orientação da Profa. Dra. Luzmara Curcino Ferreira e com apoio da FAPESP (2018/04533-7).

Jocenilson Ribeiro

É professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS). É graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, 2008), mestre (2011) e doutor (2015) em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2015), com estágio doutoral pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris III (2012/2013). Entre 2016 e 2019, foi docente do Instituto Latino-Americano e Artes, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu-PR. Coordena o imaGine (CNPq) – Grupo de Estudos do discurso, da imagem e representações de estrangeiros. Com o Prof. Dr. Leonardo Kaltner (UFF), é coordenador adjunto da Comissão de Historiografia Linguística da Associação Brasileira de Linguística ABRALIN, da qual é membro associado. Desde 2009, compõe o quadro de avaliadores do exame CELPE-Bras – Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Na pesquisa, dedica-se à história das ideias sobre o texto, o discurso e a didática de língua portuguesa (PLE, PLM), encorada na Análise do Discurso e na História das ideias e das representações sobre as línguas e as linguagens. Suas publicações percorrem os seguintes temas: semiologia histórica, história das representações de línguas, discurso e ensino, português língua estrangeira e adicional. Atualmente, tem abordado a questão da discriminação e discursos de ódio ao estrangeiro nas mídias e redes sociais. Membro do GEDIR – Grupo Interinstitucional de Estudos em Discurso e Resistência (UFPB) e do LABOR – Laboratório de Estudos do Discurso.

Joseane Silva Bittencourt

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo (2003) e Letras Modernas – Português/Inglês (2009) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Memória, Linguagem e Sociedade (2012) pela mesma instituição. É doutora pelo Programa de Pós-graduação em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Realizou estágio de doutoramento na Université de la Sorbonne Nouvelle Paris III, sob a supervisão da professora Sandrine Reboul-Touré. Atualmente, realiza estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, com apoio financeiro do Programa CAPES/PNPD, e sob a supervisão da Professora Dra. Maria da Conceição Fonseca-Silva. Desenvolve estudos na área de teoria e análise Linguística, no domínio da Análise de Discurso, cujas temáticas envolvem o discurso político, o discurso jurídico, a mídia, o sujeito-mulher e a história. É membro do Laboratório de Estudos do Discurso (LABOR).

Julia dos Santos Santana

Ex-aluna da escola Antônio Militão de Lima no ensino fundamental e Álvaro Guião no ensino médio. Realizei toda minha formação escolar em escola pública. Aluna do Curso de Bacharelado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2017). Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE), desde o início do curso em 2017. Atuei na equipe organizadora do V CIAD – Colóquio Internacional de Análise do Discurso. Realizei pesquisa de Iniciação Científica, com bolsa do CNPq intitulada Leitores infames: catadores de lixo e moradores de rua e suas representações na mídia como comunidade leitora.

Laura Andreoli Mariano

Laura Andreoli é graduanda do curso de Letras, Licenciatura com ênfase em Português e Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, possui interesses na área de análise do discurso de linha francesa e ensino de língua espanhola. Atuou como monitora na 19º Jornada de Letras (2015), evento organizado pela Coordenação do curso de Letras da UFSCar. Participou como monitora IX SPLIN Seminário de Produções em Linguística & IV SPL – Seminário de Pesquisa em Linguística (2015) coordenados pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e pela coordenação do curso de Bacharelado em Linguística da UFSCar. É membro do Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE). Atualmente desenvolve pesquisa de conclusão de curso intitulada O incentivo para quem já é incentivado: a campanha que promove a leitura para quem já é leitor.

Livia Maria Falconi Pires

Graduada em Licenciatura Plena em Letras português/espanhol pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no ano de 2009, titulada Mestre em Linguística no ano de 2012 pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) da mesma universidade e Doutora em Linguística pelo mesmo PPGL no ano de 2017. Fez Estágio de Pesquisa na Université de Toulouse 2 (Jean-Jaurès) desenvolvendo pesquisa acerca das mulheres no âmbito político eleitoral. É docente do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP – São Carlos) e pós-doutoranda do Departamento de Letras da UFSCar. Seus trabalhos versam sobre Discurso, Mídia Política e, também, Linguística Popular.

Luana Alves Luterman

Graduada em Letras – Vernáculas – pela Universidade Católica de Goiás (2004). É especialista em Formação de Professores de Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Goiás (2005). É Mestre (2009), Doutora (2014) e Pós-Doutora (2016) pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG). É Pós-Doutora (2019) em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSCar (PNPD/CAPES – Processo nº. 23112.001674/2018-05). Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) desde 2011. Professora do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Interculturalidades (POSLLI – UEG) desde 2017. É membro do Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE).

Maísa Ramos

Doutora e mestra em Linguística, com ênfase em Análise materialista do Discurso, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris), de 2017 a 2018, com Bolsa CAPES (PDSE). Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2007). Trabalhadora em Educação, exercendo o cargo de Secretária Executiva da Diretoria do Centro de Ciências Humanas, na UFMA. É membro do Grupo VOX – Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso e História das Ideias Linguísticas/UFSCar/CNPq) e do LABOR – Laboratório de Estudos do Discurso. Estuda discurso político.

Manoel Sebastião Alves Filho

Graduado em Letras Português-Inglês pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutorando em Linguística na mesma instituição. Foi bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, bolsista de Mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e é bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP [Processo nº 2019/17099-6]. É membro dos grupos LABOR – Laboratório de Estudos do Discurso e VOX – Grupo de Pesquisa em Análise do discurso e História das ideias linguísticas. Defendeu a dissertação Homem, Animal, Indústria: uma análise discursiva do agronegócio brasileiro. Em sua tese estuda discursos sobre a sensibilidade humana aos animais no Brasil.

Maria das Dores Nogueira Mendes

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2001), com especialização em Linguística e ensino do Português (2005). Mestre (2007) e Doutora (2013) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Em 2020, iniciou Estágio Pós-Doutoral na universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com pesquisa sobre os discursos científico e político, sob a supervisão do Prof. Carlos Piovezani. É Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) e do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL), ambos da Universidade Federal do Ceará. É líder do Grupo de Pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (DISCUTA). Atua na área de Língua Portuguesa, com ênfase em Linguística e Análise do Discurso. Desenvolve pesquisa sobre o investimento vocal na música popular brasileira, sobretudo, na cearense e em canções para crianças. Organizou o livro: Análise do Discurso e ensino de Língua Portuguesa: propostas didáticas para os ensinos fundamental e médio (Pontes, 2019). É membro do VOX – Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso e História das Ideias Linguísticas.

Marina Vieira Cervezão

Graduada em Linguística (2018) pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou pesquisa de Iniciação Científica, intitulada A filosofia como instituição discursiva: análise de ditos e escritos de/sobre Bento Prado Júnior à luz dos estudos discursivos, com apoio FAPESP (2017 – 2018). Atua no ensino de língua inglesa e português. É membro do LIRE – Laboratório de Estudos da Leitura.

Michelle Aparecida Pereira Lopes

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2017). Mestra em Linguística pela Universidade de Franca (2013). Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2008) e Especialização lato sensu em Gestão Escolar pela Faculdade Calafiori (2010). É professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, onde orienta projetos de Iniciação Científica e de Extensão Universitária e lidera o Grupo de Pesquisa DISMUMI (Discurso, mulher e mídias). Também é membro do grupo de estudos Labor (Laboratório de Estudos do Discurso), da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve pesquisas sobre a constituição histórico-discursiva do corpo feminino e os sentidos produzidos para esse corpo na contemporaneidade, abrangendo questões que vão desde a aparência e a silhueta até as que envolvem as diversas violências cometidas contra a mulher e seu corpo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do discurso francesa, na perspectiva foucaultiana, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, discurso, dispositivo, mídia, produção de subjetividades, objetivação/subjetivação, dispositivo, biopoder e biopolítica. Dedica-se também à escrita de contos, crônicas e poesias. É membro da AFESMIL – Academia Feminina Sul-Mineira de Letras, ocupando a Cadeira 03.

Pâmela da Silva Rosin

Professora na área de Língua Portuguesa na Licenciatura em Pedagogia e no Bacharelado em Direito do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Doutora pelo Programa do Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizado com bolsa FAPESP (Processo 2016/00427-2). Realizou estágio de doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) sob a supervisão da Profa. Dra. Judith Lyon-Caen, com bolsa BEPE/FAPESP (2017/26244-4). Bacharela em Linguística pela UFSCar (2013) e mestra em Linguística pelo PPGL/UFSCar (2016). Membro, desde 2012, do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE-CNPq) no qual desenvolve pesquisas acerca das práticas de leitura e escrita mobilizadas na constituição de cadernos de lugar-comum (ou de notas) de intelectuais brasileiros.

Pedro Henrique Varoni de Carvalho

Graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1989). É Mestre (2009) e Doutor (2013) em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizou também pós-doutorado (2020) no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. É Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos. Suas pesquisas tratam do arquivo de brasilidade, narrativas audiovisuais e ecossistemas de informação e desinformação nas mídias contemporâneas.

Rafael Borges Ribeiro dos Santos

Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atua na Escola Agrícola de Jundiaí. Graduado em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2014). Mestre (2017) pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos e atualmente doutorando pelo mesmo Programa (2017-2021). Cursou parte de sua graduação na Universidade de Valladolid, Espanha (2012 – 2013), posteriormente realizou estágio de Pesquisa a nível de Iniciação Científica na Universidade de Barcelona (2014), sob a orientação do Professor Dr. Jorge Larrosa. Realizou estágio de doutoramento na Universidade Pompeu Fabra (2019-2020), sob orientação do Prof. Dr. Daniel Cassany. Desde 2010 participa e desenvolve pesquisas junto ao Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE)- e ao grupo Profissionalidade Docente e Ensino de Língua Espanhola (PRODELE). Interessa-se por pesquisas relacionadas à leitura e à formação do leitor contemporâneo, em língua portuguesa e em espanhol como língua estrangeira.

Rejane Rodrigues Almeida de Medeiros

Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Linguística também pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No mestrado e doutorado, desenvolveu pesquisa sobre o ensino de língua portuguesa na Educação Básica. Tem experiência como professora de Português do Ensino Fundamental II e Médio, na rede pública e privada de ensino. No ensino superior, atuou como estagiária nas disciplinas Teorias do Letramento no Ensino de Língua Materna, Leitura e Produção de Textos, e Teorias e Métodos da Linguística no Estudo da Leitura, oferecidas nos cursos de bacharelado em Linguística e licenciatura em Letras na UFSCar. Integra o Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE). Seus interesses de pesquisa são: ensino e aprendizagem de língua portuguesa; história da disciplina escolar Português; história do ensino da leitura; história do ensino de gramática; formação de professores.

Simone Garavello Varella

Graduada em Letras – Português e Espanhol (2011) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Mestre (2014) e Doutora (2018) em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) da mesma Universidade. Realizou estágio de doutoramento na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines sob a supervisão de Jean-Yves Mollier. Suas pesquisas versam sobre os discursos de promoção da leitura no Brasil, suas continuidades e descontinuidades no decurso do tempo. Atua como professora de francês. É membro fundador do LIRE – Laboratório de Estudos sobre a Leitura (UFSCar/CNPq), desde 2010, e membro do LABOR – Laboratório de Estudos do Discurso (UFSCar/CNPq), desde 2012. Atuou na organização de três edições do CIAD – Colóquio Internacional de Análise do Discurso.

Thiago Barbosa Soares

Professor no Departamento de Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É graduado em Letras (2001), Mestre (2003) e Doutor (2006) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Foi bolsista de mestrado da FAPESP [Processo nº 13/15767-5] e bolsista de doutorado da CAPES. É membro pesquisador do Laboratório de Estudos do Discurso (LABOR-UFSCar) e do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX-UFSCar). É professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto. Dedica-se, em suas pesquisas, à análise de discursos sobre o sucesso midiático. Atualmente, tem pesquisado sobre “a estética da voz de sucesso” e como, a priori, tais efeitos de sentido denunciam uma escuta da voz de sucesso. Organizou mais recentemente, entre outros livros, Composição discursiva do sucesso: efeitos materiais no uso da língua (EDUFT, 2020), Percurso linguístico: conceitos, críticas e apontamentos (Pontes, 2018), Múltiplas perspectivas em Análise do Discurso: objetos variados. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.

Thiago Barbosa Soares

Bacharel em Letras, Mestre em Estudos Latino-americanos e Doutorando em Linguística. Graduou-se no curso de Letras, Artes e Mediação Cultural (LAMC) pela Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), com monografia voltada à investigação das interseções entre Linguagem e Política, mais especificamente sobre o emprego das palavras “golpe” e “impeachment” junto ao debate público no histórico processo de impedimento da então presidente da república, Dilma Rousseff, em 2016. Concluiu seu mestrado em estudos latino-americanos pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (IELA-UNILA), produzindo uma dissertação voltada para a investigação das relações históricas entre a Censura de Estado, tal como aplicadas nos anos 1960 e 1970 em países do cone sul, e o silenciamento por ela imposto, imputando à circulação dos sentidos restrições que se fizeram subverter por intermédio de estratégias de artistas, consideradas ali por meio de análises de obras literárias e o cinematográficas produzidas no mesmo período. Atualmente, integra o grupo de estudos Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE), e é doutorando no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde investiga a relação entre Leitura e Política, sob a orientação da professora Dra. Luzmara Curcino, considerando a recente expansão e circulação de livros que se vinculam ao segmento político conhecido como a “Nova Direita” brasileira.

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